Os traços de personalidade que indicam um QI alto

Os traços de personalidade que indicam um QI alto.

Muita gente quando pensa em inteligência logo lembra de intelectuais, nerds, indivíduos tímidos que estudam muito e fãs de séries de ficção científica. Mas, de acordo com a ciência, quem tem o QI alto pode apresentar outros traços surpreendentes de personalidade, que fogem desses estereótipos.

Ler muito

Estamos começando pelo óbvio, mas muitas pessoas inteligentes gostam de ler. Além disso, foi comprovado que a leitura em si aumenta a inteligência.

Adaptação

Pesquisas psicológicas recentes sugerem que a inteligência depende de ser capaz de mudar seus próprios comportamentos a fim de lidar com mais eficiência com seu ambiente.

Modéstia

O efeito Dunning-Kruger começou com a descoberta de que os alunos mais eficientes subestimavam sua competência porque achavam as tarefas fáceis, enquanto estudantes com um QI menor superestimavam sua competência.

Empatia

Por um bom tempo, os especialistas consideraram o QI (quociente de inteligência) e a inteligência emocional como coisas separadas, e tornou-se um estereótipo que as pessoas inteligentes não tinham habilidades sociais. Porém, pesquisas mais recentes mostraram que pessoas com QI alto também demonstram QE (quociente emocional) alto, especificamente na parte relacionada à empatia.
Pessoas altamente inteligentes são boas em se conectar com as necessidades e sentimentos dos outros e agir de maneira sensível a essas necessidades. Elas geralmente estão muito interessadas em aprender mais sobre o outro.

Observador

Segundo os psicólogos, trata-se de como o cérebro processa informações e pessoas altamente inteligentes passam mais tempo preocupadas com o que estão observando do que com o que aparenta ser.

Criatividade

É fácil pensar em inteligência e criatividade como coisas separadas porque são controladas por lados opostos do cérebro. Mas, de fato, pessoas com QI alto usam essas duas qualidades juntas para alcançar seus objetivos.
Até Albert Einstein disse que a capacidade de imaginar é mais importante que o conhecimento: "Pois o conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando nascimento à evolução".

Autocontrole

Estudos mostram que pessoas com QI mais alto controlam melhor os impulsos, geralmente com um melhor senso de planejamento, objetivos e premeditação.
Um experimento publicado no Psychological Science ofereceu aos grupos de teste duas opções: uma com resultados menores, mas imediatos, ou um prêmio maior e mais para frente. Os participantes com maior pontuação no QI optaram por esperar, apresentando maior comedimento e autocontrole.

Curiosidade

Uma curiosidade insaciável está ligada a um QI alto, o que faz sentido porque se alinha à paixão pelo aprendizado.

Sente-se confortável sozinho

Os introvertidos se alegram! Um estudo de 2016 publicado no British Journal of Psychology sugere que pessoas mais inteligentes tendem a obter menos satisfação do que a maioria das pessoas em socializar. Eles apreciam sua solidão.

Pensam fora da caixa

Muitas pessoas inteligentes já foram consideradas estranhas ou arrogantes porque tendem a quebrar ou distorcer regras, padrões de pensamento e tradições. Mas é assim que elas encontram as melhores soluções!

Ciente dos limites

Você pode supor que as pessoas mais inteligentes têm menos probabilidade de dizer 'eu não sei', mas a verdade é que os intelectuais são realmente melhores em reconhecer seus limites.
Pessoas inteligentes não têm medo de admitir que não sabem. Isso está relacionado à curiosidade, porque admitir que você não sabe algo fica mais fácil quando se realmente quer aprender.

Mente aberta

No que diz respeito às opiniões, comenta-se que aqueles com QI mais alto são mais receptivos a novas ideias. Isso se deve em parte ao fato de não aceitarem as coisas pelo que aparentam ser e preferem examinar as evidências de todos os lados primeiro.
Somente depois de analisar diversas opiniões é que as pessoas altamente inteligentes decidem. Esse processo é chamado de desconto por atraso.

Confiam em seu julgamento

Depois que essa opinião é feita, no entanto, as pessoas inteligentes provavelmente não serão influenciadas. Eles já fizeram uma escolha ponderada e calculada, e continuam com ela.

Generosos

Alguns psicólogos sugerem que pessoas com QI mais alto são mais generosas porque geralmente têm mais recursos, podem esperar recuperar o que deram mais tarde e tendem a se preocupar mais com o bem público e com os benefícios conjuntos.

Falar consigo mesmo

Ao contrário da ideia de que é um sinal de loucura, falar consigo mesmo é realmente um sinal de um QI alto e uma técnica de pensamento útil para melhorar a memória.

Ansiedade

Infelizmente, altos níveis de ansiedade têm sido associados a grandes índices de QI, especificamente na parte relacionada às preocupações com situações sociais. Mas isso não é fato, apenas uma possível conexão.

Bagunceiro

Uma mesa caótica costumava ser um sinal de uma mente bagunçada, mas estudos recentes sugerem que isso pode ser um sinal de QI alto.
Em um projeto de pesquisa de 2012, a Universidade de Groningen, na Holanda, descobriu que as pessoas prosperam intelectualmente em um ambiente desordenado, e a desorganização força o cérebro a se concentrar mais.

Palavrões

Existe um equívoco comum de que as pessoas que falam palavrões têm um vocabulário limitado. No entanto, estudos demonstraram que os palavrões podem mostrar um uso mais inteligente da linguagem como um recurso adicional que uma pessoa articulada pode usar para maximizar a eficácia da comunicação.

Engraçados

Em 2011, pesquisadores da Universidade do Novo México descobriram que escritores cômicos tinham altos escores de inteligência verbal, e um estudo de acompanhamento descobriu o mesmo resultado em comediantes de stand up.

Humor malvado

Curiosamente, um estudo de 2017 descobriu que as pessoas que tiveram uma pontuação mais alta nos testes de inteligência verbal e não verbal têm maior probabilidade de apreciar e entender o humor malvado.